Submissões

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Instruções para Formatação e Submissão

 1. APRESENTAÇÃO

 Neste ano de 2023 teremos a 11a Semana Científica, que retorna  após sua última edição de 2019, buscando fomentar a divulgação de trabalhos científicos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão por parte de nossos discentes. Convidamos nossos acadêmicos a enviarem seus trabalhos para que façamos um evento de excelência e que demonstre para a comunidade externa a multiplicidade de atividades que são desenvolvidas em nosso campus universitário.

 

Os trabalhos serão aceitos nas modalidades:

● Resumo Simples – Ensino

● Resumo Simples – Pesquisa

● Resumo Simples – Extensão

 

O trabalho submetido deverá contemplar uma das seguintes Divisões Científicas:

 - Ciências Sociais Aplicadas

Descritores: Ecoturismo. Gastronomia. Hospitalidade. Patrimônio Natural e Cultural. Eventos. Gestão e Políticas públicas. Gestão em Turismo. Planejamento e Gestão de Destinos Turísticos. Turismo Rural. Formação e Pesquisa Científica. Estado e Governo. Sociedade e Cultura. Geografia Humana. Administração de Empresas. Ciência da Informação. Direitos Humanos, Direito Privado. Direito Ambiental. Direito Administrativo. Direito Constitucional.

 - Ciências Biológicas e Biodiversidade

Descritores: Educação, Ensino e Aprendizagem (Metodologias Ativas). Genética. Botânica. Zoologia. Ecologia. Morfologia. Fisiologia. Bioquímica. Biofísica. Imunologia. Microbiologia. Parasitologia. Biotecnologia. Bioestatística.

 - Ciências Agrárias

Descritores: Ciência do Solo. Fitotecnia. Extensão Rural. Máquinas e Mecanização Agrícola. Engenharia de Água e Solo. Produtos Agrícolas. Construções Rurais e Ambiência. Zootecnia. Engenharia Florestal. Silvicultura. Economia Agrícola e dos Recursos Naturais.

 - Engenharias

Descritores: Engenharia Civil. Construção Civil. Materiais de Construção. Estruturas. Geotécnica. Infraestrutura de Transportes. Engenharia Hidráulica e Elétrica. Engenharia de Segurança. Planejamento Urbano e Regional. Projeto e Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo. Paisagismo.

 

O trabalho será submetido em duas etapas:

1ª Etapa: deverá ser submetida sem qualquer identificação de autoria do trabalho ou filiação;

2ª Etapa: os(as) autores(as) que tiverem seus trabalhos aceitos, deverão atender as sugestões/recomendações dos pareceristas e inserir os dados de autoria, filiação e contatoApenas para os casos de trabalhos Aprovados para correções  (Trabalho foi aprovado para o evento, porém é necessário realizar as correções e enviar a versão final corrigida.)

 

Quantidade de trabalhos e de autor(a)/coautor(a):

Não há limite de submissões de trabalhos, seja como autor(a) ou coautor(a). A restrição está na apresentação na qual cada inscrito no evento poderá apresentar 1 (um) único trabalho durante a 11a Semana Científica. Somente o autor(a) ou coautor(a) poderá apresentar o trabalho. Cada trabalho poderá ter no máximo 5 (cinco) autor(a)/coautor(a).

 

Formato da apresentação dos trabalhos:

 A apresentação dos trabalhos aprovados será realizada exclusivamente em formato de pôster, em data e horário destinados pela comissão Executiva da 11ª Semana Científica.

Da publicação dos trabalhos:

Somente será publicado nos anais do evento os trabalhos apresentados durante a programação da 11ª Semana Científica.

 

2. PRIMEIRA ETAPA: preparando o trabalho para submissão

2.1. “Resumo Simples – Ensino, Pesquisa e Extensão”

O Resumo Simples “Pesquisa e Extensão” contempla pesquisas e ações em andamento que possuem resultados preliminares ou pesquisas e ações já concluídas. Para o Resumo Simples “Ensino - Práticas Curriculares” têm como finalidade transcender a sala de aula para o conjunto do ambiente educacional envolvendo a articulação com os órgãos normativos e executivos dos sistemas de ensino. Constitui-se no desenvolvimento de atividades que colaborem para a formação de identidade do professor por meio de um processo que possibilite ao acadêmico desenvolver competências necessárias à atuação profissional docente, por meio de situações didáticas nas quais possam refletir, experimentar e agir a partir dos conhecimentos científico-acadêmicos adquiridos.

O resumo simples deverá atender às seguintes orientações <modelo de resumo>:

i. O texto poderá conter até 2.000 caracteres, espaçamento simples, fonte Times New Roman tamanho 12 (exceto rodapé – tamanho 10) e a margem Superior com 4 cm e a demais margens com 3 cm;

ii. No topo da página (alinhado à Direita) deve indicar a Divisão Científica e a Modalidade do Trabalho. Logo abaixo, o título do trabalho em negrito, centralizado e em caixa alta. Recomenda-se utilizar no máximo 15 palavras no título;

iii. Na sequência, inicia-se o texto do resumo, que deverá conter: introdução, objetivos, material e métodos (metodologia), resultados, discussão e conclusão. O texto deve ser contínuo, sem separação por subtítulos (exemplo: Introdução, Objetivos, etc...). Não colocar citações de autores no texto e referências. Ao final, inserir de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula (recomenda-se não repetir palavras do título do trabalho);

iv. Tanto dentro do corpo do texto como nas propriedades do arquivo não deve conter nenhuma identificação de autoria e/ou co-autoria. O arquivo que apresentar alguma identificação dos autores será desclassificado automaticamente. Em caso de dúvidas, seguir as orientações dos seguintes vídeos: “Remover autoria do Word 2013/2016” < https://www.youtube.com/watch?v=HrRfUR3IqEs> ou “Como retirar propriedades do arquivo para preservar anonimato” <https://www.youtube.com/watch?v=JwJxIJCwJHs>;

v. Os arquivos deverão ser produzidos no programa Microsoft Word ou qualquer outro compatível, tendo o arquivo final a extensão .doc ou .docx. Serão aceitos trabalhos submetidos somente em português. O arquivo deverá ser nomeado com os 6 primeiros dígitos do CPF do(a) autor(a)/coautor(a) responsável pela submissão do trabalho, sem utilizar ponto. Ex.: se o CPF for: 210.025.236-10, o nome do arquivo ficará: “210025”. Se o(a) autor(a)/coautor(a) estiver submetendo mais de um trabalho, deverá atribuir uma sequência numérica. Ex.: “210025-1”; “210025-2”; “210025-3”;

vi. O trabalho poderá ser submetido somente em uma única Divisão Científica;

vii. Maiores informações sobre como elaborar um resumo simples, ver o artigo de: Andre Miguel Japiassú – “Como elaborar e submeter resumos de trabalhos científicos para congressos” <ver aqui>;

viii. SOMENTE SERÃO ACEITOS TRABALHOS ENVIADOS PELO sistema SIGEVENTOS  

3. SEGUNDA ETAPA: adequando os trabalhos aceitos

Os(as) autores(as) que tiverem seus trabalhos aprovados ou aprovados com correções, estes deverão atender as sugestões/recomendações dos pareceristas, inserir os dados de autoria (nome e sobrenome), a filiação e o e-mail de um autor(a) para correspondência <modelo com autoria>.  Apenas para os casos de trabalhos Aprovados para correções  (Trabalho foi aprovado para o evento, porém é necessário realizar as correções e enviar a versão final corrigida.)

 

Após a adequação do trabalho,  o autor deverá entrar no sistema SIGEVENTO e em suas submissões clicar na opção alterar submissão e fazer novamente as etapas de de submissão.

 

Informações importantes:

● Somente serão aceitos trabalhos com redação e ortografia corrigidos, pois a versão enviada após a revisão será definitiva, não podendo haver alterações posteriores. Desse modo, reiteramos que a correção ortográfica e de conteúdo do texto são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).

● O trabalho será publicado somente se for apresentado durante a programação do evento.

● Apenas os autores e/ou coautores devidamente inscritos no evento poderão submeter e apresentar trabalhos;

● Não será aceita a inclusão e/ou exclusão de autores, assim como alterações no título do trabalho ou da Divisão Acadêmica após a submissão dos mesmos após a segunda etapa.

 

4. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS: Pareceristas

● Os pareceristas são responsáveis pela avaliação dos trabalhos;

● A lista dos trabalhos aceitos para publicação será disponibilizada no site do evento;

● Os trabalhos serão avaliados no sistema “blind review” (revisão às cegas)

 

Critérios de avaliação

● Relevância, originalidade e pertinência do trabalho;

● Atendimento dos itens obrigatórios no que diz respeito a seu conteúdo;

● Coesão linguística e consistência do discurso;

 

5. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NO EVENTO

5.1. Pôster

Os trabalhos submetidos para apresentação e publicação nos Anais da 11a Semana Científica que serão apresentados no FORMATO DE PÔSTER, no 25 e 26 de outubro de 2023 e horário a definir. Os autores responsáveis pela apresentação dos trabalhos deverão chegar à Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira (Local atualizado em 06/10) com pelo menos 15 minutos de antecedência, a fim de expor o seu pôster. Sugere-se o seguinte modelo para confecção do Pôster <modelo de pôster>.

6. CRONOGRAMA

Abertura para submissão de resumos   18/09/2023

Encerramento da submissão de resumos   06/10/2023 13/09/2023

Reinserção do resumo com autoria e correções no SIGEVENTO  17/10/2023 19 à 20/10/2023

Apresentações dos banners  25 e 26/10/2023


Dúvidas ou esclarecimentos, enviar mensagem para o e-mail: semanacientifica.nvx@unemat.br